quarta-feira, 5 de maio de 2010

Drenagem Linfática Manual

O médico dinamarquês Ermil Vodder criou e desenvolveu, na década de 30 do século XX, a técnica da drenagem linfática manual. Actualmente, e fazendo jus à descoberta original, é uma terapia com contornos altamente especializados, que pode ser aplicada tanto em tratamentos de estética e bem-estar, como em tratamentos de saúde.


O que é?

Técnica suave e subtil, a drenagem linfática manual é uma massagem simultaneamente relaxante e drenante, no sentido em que actua ao nível da condução da linfa pelos vasos linfáticos. A linfa é a responsável pelo transporte e eliminação da corrente sanguínea de substâncias e líquidos em excesso, tendo uma acção desintoxicante. Enriquecida como anticorpos, é ainda uma poderosa aliada do sistema imunológico e, como auxilia a distribuição de líquidos intracelulares, evita a acumulação de líquidos. No entanto, quando o sistema linfático e/ou circulatório não consegue filtrar as impurezas do sangue, o organismo fica sobrecarregado com líquidos que não consegue absorver e o resultado pode ser desde pequenas espinhas, a dolorosos inchaços (edemas ou linfedemas), celulite, retenção de líquidos e pernas pesadas, entre outros. É nesta altura que entra a drenagem linfática manual que, como actua directamente sobre o sistema linfático, acaba por descongestionar os vasos linfáticos, desintoxicando-os, activando, em simultâneo o sistema imunológico, sem esquecer o seu efeito analgésico, para alívio das respectivas dores.

Como é feita?


Realizada com pressões suaves e exactas, exercendo movimentos circulares e espirais, a drenagem linfática manual permite a libertação de água e toxinas do corpo, o que, por sua vez, favorece o sistema imunológico e a regeneração dos tecidos. A massagem é sempre realizada no sentido que corre o sistema linfático, movimentando a linfa até aos gânglios linfáticos – é esta acção que permite drenar os líquidos acumulados nas diferentes zonas do organismo, o que acaba por facilitar a circulação e a oxigenação do respectivo tecido.



Benefícios


O resultado directo de uma massagem de drenagem linfática manual é a sensação de leveza e de relaxamento que proporciona, mas não só… Os seus efeitos drenantes e analgésicos são visíveis e sentidos logo após a primeira sessão, as quais têm normalmente a duração de uma hora, até porque uma sessão de 60 minutos é muito mais produtiva (em termos da quantidade de líquido movimentada) do que duas sessões de 30 minutos.


Eu normalmente faço uma vez por semana e é otimo pois tenho tenho muita retenção de líquidos e quero combater a malvada da celulite.
Claro que devemos procurar um profissional da área e com credibilidade. Não faça com uma pessoa que apenas tirou um curso de três dias, uma drenagem linfática bem feita pode ter ótimos resultados, mas uma mal feita pode trazer problemas.



Beijinhos meninas.

Garota très chic


Fonte: http://viverspa.com/artigos/drenagem-linfatica-manual

Sem comentários:

Enviar um comentário